Tocando Agora: ...

Moraes determina que PF investigue crime organizado no Rio de Janeiro

Publicada em: 06/11/2025 00:54 -

Inquérito vai apurar lavagem de dinheiro e infiltração de criminosos no poder público - Foto: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anunciou nesta quarta-feira (5) que a Polícia Federal (PF) abrirá um inquérito para investigar o crime organizado no Rio de Janeiro. A medida tem como foco a apuração de esquemas de lavagem de dinheiro e infiltração de criminosos em estruturas do poder público.

A declaração foi feita durante reunião com representantes de entidades de direitos humanos, que discutiram os desdobramentos da Operação Contenção, ação realizada na capital fluminense que resultou em mais de 120 mortes.

Moraes afirmou ainda que o STF acompanhará as investigações sobre as mortes ocorridas durante a operação. Segundo o ministro, há falta de autonomia da política técnico-científica no Rio, o que pode comprometer a imparcialidade das apurações devido à subordinação à Polícia Civil.

O ministro é o relator temporário da ADPF das Favelas, processo que trata da letalidade policial nas comunidades do Rio de Janeiro. Ele foi designado para tomar decisões urgentes no caso após a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, antigo relator da ação.

 

 

Compartilhe:
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!
Carregando...