Brasil encerra o ano com duas partidas preparatórias para o Mundial de 2026; Luciano Juba é a principal novidade - Foto: Rafael Riberio/CBF
O técnico Carlo Ancelotti anunciou nesta segunda-feira (3) a convocação da seleção brasileira masculina de futebol para os dois últimos amistosos de 2025. O Brasil enfrentará Senegal, no dia 15, e Tunísia, no dia 18, ambos na Europa. As duas seleções estão classificadas para a Copa do Mundo de 2026.
A principal novidade entre os 26 jogadores chamados é o lateral-esquerdo Luciano Juba, do Bahia. Também retornam o atacante Vitor Roque, do Palmeiras, e o volante Fabinho, do Al-Ittihad (Arábia Saudita). Na convocação passada, Ancelotti havia chamado apenas quatro atletas que atuam no Brasil; desta vez, são sete.
A equipe se apresenta na próxima segunda-feira (10), em Londres. O primeiro amistoso será contra o Senegal, no dia 15, às 13h (horário de Brasília), no Emirates Stadium. Três dias depois, o Brasil enfrenta a Tunísia, às 16h30, no Decathlon Stadium, em Lille, na França.
Durante a coletiva, Ancelotti afirmou que pretende usar os amistosos para definir a base da equipe que disputará o Mundial. “Acredito que quanto mais tempo passo com os jogadores, mais próxima está a lista definitiva. Nestes próximos seis meses, ela vai se definir bastante”, destacou o treinador.
O técnico também comentou o retorno do zagueiro Fabrício Bruno, do Cruzeiro, que havia sido criticado após falhas na derrota para o Japão. “Temos confiança nele. O erro é um bom momento para aprender”, afirmou.
O Brasil terá ainda duas Datas Fifa antes da Copa do Mundo, que será disputada no Canadá, México e Estados Unidos. Em março, enfrentará seleções europeias ainda não definidas, e em junho fará seu último amistoso no país, após período de treinos na Granja Comary.
Lista de convocados
Goleiros: Bento (Al-Nassr), Ederson (Fenerbahçe), Hugo Souza (Corinthians)
Defensores: Alex Sandro (Flamengo), Caio Henrique (Mônaco), Danilo (Flamengo), Éder Militão (Real Madrid), Fabrício Bruno (Cruzeiro), Gabriel Magalhães (Arsenal), Luciano Juba (Bahia), Marquinhos (PSG), Paulo Henrique (Vasco da Gama), Wesley (Roma)
Meio-campistas: Andrey Santos (Chelsea), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Fabinho (Al-Ittihad), Lucas Paquetá (West Ham)
Atacantes: Estêvão (Chelsea), João Pedro (Chelsea), Luiz Henrique (Zenit), Matheus Cunha (Manchester United), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Jr. (Real Madrid), Vitor Roque (Palmeiras)



