Ação segue até 30 de novembro e reúne mais de 160 instituições financeiras em todo o país - Foto: MArcelo Camargo/Agência Brasil
Consumidores com dívidas bancárias em atraso, como cartão de crédito, cheque especial e empréstimos consignados, têm até o dia 30 de novembro para participar do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, iniciativa que reúne mais de 160 instituições financeiras em parceria com o Banco Central, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procon.
As negociações poderão ser realizadas diretamente com os bancos participantes, em seus canais oficiais, ou pelo portal Consumidor.gov.br, serviço gratuito do governo que conecta consumidores e empresas para intermediação de conflitos.
Podem ser renegociadas dívidas vencidas que não possuam bens dados em garantia nem estejam prescritas. Financiamentos de veículos, imóveis e motocicletas não fazem parte do mutirão.
De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o programa oferece condições especiais, como parcelamentos, descontos sobre o valor total das dívidas e taxas de juros reduzidas para refinanciamento.
Também é possível buscar apoio presencial nos Procons que aderiram à ação, onde o consumidor pode receber orientação financeira e auxílio na negociação direta com as instituições.
Para participar, é necessário possuir conta nível Prata ou Ouro no aplicativo Gov.br. O consumidor pode acessar o site www.consumidor.gov.br, fazer login, escolher a instituição credora e enviar a solicitação, que será respondida em até dez dias.
Todas as informações sobre o mutirão, lista de instituições participantes e canais de atendimento estão disponíveis na plataforma Meu Bolso em Dia, da Febraban.
Além disso, quem possui débitos com empresas não financeiras pode aproveitar o Feirão Serasa Limpa Nome, que oferece descontos para quitação de dívidas com varejistas, operadoras de telefonia, concessionárias de energia e universidades. O atendimento também está disponível em agências dos Correios participantes.



